D E    R E P E N T E    F I C A    T U D O    P R E T O   D E    G E N T E

 

"A massa é um fenômeno tão enigmático quanto universal, que repentinamente se forma onde, antes, nada havia.Umas poucas pessoas se juntam - cinco, dez ou doze, no máximo. Nada foi anunciado; nada é aguardado. De repente fica tudo preto de gente."

 

Partindo do livro de Elias Canetti Massa e Poder (1960), Marcelo Evelin investiga a massa enquanto multidão de singularidades. Uma massa que quer crescer e investe na descarga como modo temporário de indistinção, num corpo-a-corpo sem violência e sem trégua. O espectador divide o espaço com os intérpretes, um buraco negro, horizonte de eventos para a massa que busca o ponto mais negro, o pretume, lá onde se está tão próximo do outro quanto de si mesmo.


Banhados de luz, 5 intérpretes de diferentes partes do mundo – Teresina, Kyoto, São Paulo, Ipatinga, Amsterdão -, com os corpos pintados de negro, tão exóticos quanto familiares, contorcem-se vigorosamente, movendo-se através do espaço como uma massa arfante imprevisível e rítmica. Somos todos iguais, sem raça ou género, pisamos o mesmo chão, sem um assento onde repousar. Todo o lugar é um lugar de encontro. Porquê e como se juntam as pessoas?

 

Uma obra desafiadora e poderosa que redefine radicalmente a relação entre performer e espectador.

 

 

 

Ficha técnica

 

De e com Andrez Lean Ghizze, Daniel Barra, Elielson Pacheco, Hitomi Nagasu, Jell Carone, Loes Van der Pligt, Marcelo Evelin, Márcio Nonato, Regina Veloso, Rosângela Sulidade, Sérgio Caddah, Sho Takiguchi, Tamar Blom, Tulio Rosa, Wilfred Loopstra
Co-produção Festival Panorama, Kyoto Experiment com apoio Saison Foundation, Kunstenfestivaldesarts
Apoio Theater Instituut Nederland (TIN), Performing Arts Fund NL
Difusão internacional Materiais Diversos
Agradecimentos Projeto LOTE 24h/Cristian Duarte, Theater Scholl Amsterdam, Galpão do Dirceu
Espectáculo contemplado com o prémio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011

outros textos

Pedro Cesarino - “De repente fica tudo preto de gente”, de Marcelo Evelin

Marcelo Evelin @ Tanz Im August 2014

demolitionIncorporada.com

  • Facebook Black Round
  • Vimeo Black Round